Serviços

recuperação-estrutural

Recuperação estrutural


São vários os fatores que levam à necessidade de realizar recuperação estrutural do concreto armado. O concreto simples é um material composto por água, cimento, brita e areia, que apresenta elevada resistência à compressão. Porém seu desempenho ao esforço tração é baixo, correspondendo a cerca de 10% do valor da resistência à compressão. Esse fato demonstra a necessidade de combinar o concreto com algum material com maior resistência à tração. O concreto armado surgiu para suprir essa necessidade, acrescentando essa característica à capacidade de assumir qualquer forma; e que unisse as qualidades do concreto (resistência à compressão e durabilidade) com as do aço (resistência mecânica e ductilidade). Isso permite que o composto seja utilizado de forma ampla e eficiente.

Porém, para que o concreto armado tenha o desempenho esperado não basta a simples união desses dois materiais. É importante que, depois de incorporados um ao outro, eles assumam uma característica monolítica, atuando em conjunto. A aderência entre a barra de aço e o concreto é o que faz com que o trabalho de suportar as tensões seja realizado de forma conjunta e solidária.

Os maiores problemas referentes à durabilidade do concreto armado são:

  • a alta permeabilidade;
  • baixa compactação;
  • deficiência da camada de cobrimento das armaduras.

 

Permeabilidade é o nível de absorção de água e ar do material. Quanto mais baixo for o nível de permeabilidade do concreto, mais resistente aos agentes agressivos ele será. A água é um agente deteriorante que transporta substâncias que podem causar danos ao material. Por isso, a redução do seu fluxo dentro da microestrutura do concreto é uma excelente forma de evitar um processo de deterioração, tanto no concreto quando na sua armadura.

A Compactação, ou adensamento, reduz a porosidade do concreto, deixando-o mais denso. A menor permeabilidade atingida faz com que ele suporte melhor a ação de líquidos agressivos. Além disso, a eliminação do ar no interior do material vai torná-lo mais resistente e conferir maior durabilidade às estruturas. Outra consequência da compactação é que o concreto fica mais aderente aos materiais metálicos.

O Cobrimento adequado das armaduras tem como função principal garantir proteção física e química para os vergalhões de aço. Quanto maior for a espessura do cobrimento, maior tende a ser a proteção do aço. Porém aumentar indiscriminadamente a camada de concreto não é recomendável. Porque eleva o peso da estrutura, aumenta os custos e reduz a área útil construída. Por isso a saída é buscar um cobrimento ideal.

As falhas descritas acima significam sujeitar as armaduras às agressões do meio ambiente. Estas induzem à corrosão do material e comprometem a capacidade de suporte de carga de toda a estrutura; e demandam um trabalho de recuperação estrutural.

 

SINTOMAS QUE LEVAM À NECESSIDADE DE RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL

 

Recentemente surgiu um ramo da Engenharia Civil chamada Patologia das Construções. Essa nova área se ocupa com o estudo das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismo de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estruturas, principalmente de concreto.

Os sintomas da corrosão de armaduras em concreto armado são rapidamente identificados e, normalmente, de fácil visualização. Quando um aço é afetado pela corrosão, a área atingida perde as propriedades metálicas essenciais, como ductilidade, elasticidade, resistência mecânica. As reações corrosivas produzem compostos ferrosos cujo volume é muito maior que o material original. Esse aumento contínuo de volume causa pressões internas no concreto. Como a armadura, na grande maioria das vezes, é posicionada próxima às faces de um elemento, essa superfície será acometida por fissuras no sentido longitudinal da barra afetada. Geralmente a fissuração acompanha a armadura principal, e raramente os estribos. Porém quando atinge os estribos ocorre o lascamento direto do concreto, sem fissuras iniciais.

Se o concreto receber manutenção sistemática e programada, pode ser considerado um material praticamente eterno. Na prática percebe-se que muitas edificações têm sua manutenção negligenciada durante anos e até décadas. Quanto antes a recuperação estrutural for feita, menor será o custo de manutenção.

A Engbuild é especializada em recuperação estrutural. Contate-nos para um orçamento.

 

Contato