Serviços

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial


Antes de falar em manutenção industrial é preciso entender alguns conceitos. Em primeiro lugar, deve-se entender o que é considerada uma instalação industrial. Qualquer instalação para processamento que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos beneficiados pode ser enquadrada nesta categoria. Por processamento entende-se a utilização de máquinas e energia , além de trabalho humano. Uma edificação com uma única máquina ou uma unidade de processamento pode ser considerada uma instalação industrial – também denominada “planta”.

Em qualquer planta industrial que se tem o fator humano envolvido, há uma grande questão a ser tratada: a segurança dos equipamentos e das instalações. Um dos fatores preponderantes para a segurança das instalações é executar uma manutenção  industrial adequada, planejada e constante. Não basta capacitar e treinar os colaboradores, criar brigadas de incêndio e Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), trabalhos de conscientização e outros, se as instalações não oferecem segurança e confiabilidade por falta de manutenção. Além da questão da segurança, um programa de manutenção industrial adequado prolonga a vida útil das instalações. Além de aumentar a segurança, acaba agregando-lhes valor.

Porém, mesmo que a manutenção industrial seja regular, e realizada de forma preventiva, em determinados momentos é aconselhável a troca de partes ou da totalidade das instalações. Nos casos em que há muitas intervenções a serem feitas na planta é aconselhável programar uma parada geral, a fim de que o tempo de ociosidade dos equipamentos seja minimizado. Por isso é muito comum que paradas de manutenção ocorram em três turnos, para que a planta fique parada pelo menor intervalo de tempo possível.

 

PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

 

Qualquer que seja o caso, fazer um bom planejamento de manutenção industrial é uma condição impreterível. É necessário saber de antemão a duração de cada tarefa; qual a sequência das atividades; quantos colaboradores serão necessários; quais as ferramentas serão usadas; quais serão os materiais para substituição; a data de necessidade dos mesmos, dentre outros. Somente através do planejamento detalhado é possível executar a manutenção de equipamentos no menor tempo possível; de forma a impactar minimamente o processo produtivo.

A ENGBuild tem a solução para sua instalação industrial; além do corpo técnico experiente, possui profundos conhecimentos na execução de estruturas metálicas e treliçadas. Se sua necessidade é instalar equipamentos novos, ampliar a planta, realizar manutenção industrial corretiva ou preventiva, entre em contato.

Contato