Blog

CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E FEIRAS

23 de agosto de 2017 - categoria: sem categoria

Em geral em congressos, seminários e feiras os conteúdos debatidos são os mais atualizados possíveis. São discutidos temas tão em voga que na maioria das vezes ainda não podem ser encontradas em livros e apostilas.

Congressos são eventos de maior porte, maior duração e com diversos formatos de participação. Reúnem assuntos tanto profissionais como acadêmicos. Há congressos de vários portes, desde regionais até congressos de nível internacional. A maioria oferece palestras e wokshops práticos, além de grupos de trabalho e apresentação de trabalhos científicos. Nestes, há apresentações de trabalhos escritos, debates e publicação de artigos de relevância sobre os temas abordados. Os congressos geralmente abordam vários temas que se relacionam com uma área, ou um assunto maior.

Seminários são debates que lançam algumas ideias ao público, que podem ou não vingar. É uma forma de discutir temas mais inovadores, pouco estudados ou pouco disseminados. Ao contrário dos congressos, os seminários apresentam menos eventos paralelos ocorrendo simultaneamente.

Já as feiras são oportunidades de negócios, em que há stands nos quais os expositores podem expor e demonstrar seus produtos. Há feiras que são mundialmente famosas, como as feiras internacionais de automóveis. Alguns fabricantes estrategicamente lançam as novidades nesses eventos. Assim, podem apresentar seu produto ao maior público possível e de uma forma mais impactante.

 

POR QUE PARTICIPAR DE CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E FEIRAS

Em geral, os conteúdos trazidos para debate nesses eventos são os mais atualizados possíveis. Tanto a instituição organizadora quanto os palestrantes querem discutir temas atuais, que instigam dúvidas entre profissionais e acadêmicos das mais diversas áreas. Desta forma, é uma excelente oportunidade para se manter atualizado e antever tendências.

Outra vantagem muito importante é o network profissional. É uma oportunidade para divulgar sua empresa ou seu negócio, estabelecer parcerias, conhecer os profissionais que atuam na mesma área ou até seus concorrentes. Ocorrem trocas de informações sobre interesses em comum. Geralmente se estabelecem relacionamentos que podem virar excelentes oportunidades de negócios.

Para entender a diferença entre diversos eventos empresariais e acadêmicos acesse esse link.

Por Márcia Groxko