Blog

BUSINESS TO BUSINESS

4 de agosto de 2017 - categoria: sem categoria

Também chamado de B2B, o business to business é utilizado no e-commerce para definir a operação realizada entre duas empresas – ou duas pessoas jurídicas. A natureza dessa transação comercial pode ser revenda, transformação ou bens de consumo. Ela se difere do comércio B2C, ou business to Commerce, por ser a transação comercial entre uma empresa e o consumidor final. Por este motivo esta modalidade de venda é basicamente de consumo.

O que caracteriza o tipo de comércio de uma empresa não é o produto comercializado, mas a atividade fim. Ou seja, depende se o objeto comercializado servirá de insumo para uma indústria de transformação; ou se já é destinado ao consumo final.

Business to Business x Business to Commerce

A grande diferença entre B2B e B2C é que, em um negócio Business to business, a plataforma deve calcular os impostos de vendas na realização do pedido. Isto é devido à origem e destino das mercadorias; e à substituição tributária entre Estados.

No mercado B2B o que geralmente define a compra são informações mais técnicas e o profundo conhecimento do produto. Muitas vezes o produto é feito sob condições específicas e exclusivas. São conhecidos como produtos “engenheirados”, e muitas vezes o pedido de compras é feito através de uma folha de dados. Nas vendas business to business, a busca está no melhor custo benefício, e não apenas no preço final do produto. Além disso, em alguns casos são solicitados documentos que acompanham o item. Podemos citar como exemplo data books, laudos de testes realizados durante a fabricação ou inspeção, certificados de origem de materiais, dentre outros.

Com todas essas características e exigências, muitas vezes o critério para escolha do fornecedor não é o de menor preço; mas o “melhor” preço. Isso significa que outros fatores, como a qualidade, estão sendo levados em conta na hora da compra.

A Engbuild está preparada para a nova era de negócio, pois investe na capacitação de seus colaboradores; principalmente nas áreas de qualidade e planejamento. Oferecemos sempre a melhor solução aliada aos melhores padrões de qualidade. Tudo visando à satisfação completa de nossos clientes.

Por Márcia Groxko