Blog

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NO SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO

10 de abril de 2017 - categoria: Dicas

O sucesso de um empreendimento começa com um bom projeto. O conhecimento e observação das normas técnicas, requisitos legais e boas práticas de engenharia definem a importância do projeto no sucesso do empreendimento. Para tanto, a equipe de projetos deve ser altamente capacitada.  Precisa contar com profissionais de reconhecida experiência e vivência em obras civis e industriais de grande porte.

Todo empreendimento começa com um projeto conceitual, que resume em linhas gerais o objeto e o orçamento disponível. Um exemplo de projeto conceitual poderia ser: construção de um barracão com 1000 m² de área, espaço de escritório para 8 pessoas e orçamento disponível de R$ 460 mil. Com esses dados um projetista tem condições de desenvolver um projeto de detalhamento. Serão necessários vários ajustes até que o projeto atenda à expectativa do proprietário. Porém isso exemplifica bem a diferença entre o projeto conceitual e de detalhamento; e a importância do projeto .

Mesmo que o projeto de detalhamento seja relativamente simples, é nesta fase que serão especificados os materiais. Todos os acabamentos, processos de fabricação, tecnologias que deverão ser aplicadas e normas técnicas que deverão ser seguidas na execução do projeto são definidos no detalhamento. Serão detalhados os projetos civil, hidráulico, elétrico e demais conforme a complexidade da obra. Também é nesta fase que serão elaborados os documentos de engenharia; estes compreendem memoriais de cálculo, pareceres técnicos, folhas de dados e de processo, dentre outros.

Após concluído o projeto de detalhamento deve ser elaborado o projeto executivo. Nessa etapa serão detalhadas as formas construtivas de cada projeto; de modo a viabilizar a montagem em campo com o menor número de interferências e lacunas.

Importância do projeto no acompanhamento da obra

Durante a obra ou implementação do empreendimento é necessário o acompanhamento da equipe de projetos para dirimir dúvidas de execução; corrigir interferências e validar soluções de campo. Também é responsabilidade da equipe de projetos emitir pareceres técnicos e homologar fornecedores para equipamentos ou materiais específicos. E ao final da obra, mas tão importante quanto as outras etapas; o projetista deverá atualizar os projetos com as modificações de campo, ou conforme construído (as built). Isso possibilitará ter um projeto fiel ao que foi executado, e facilitará as intervenções de manutenção preventiva ou corretiva.

Um projeto mal detalhado, com lacunas ou erros conceituais, na maioria das vezes leva a retrabalhos. Acabam dando subsídio para pleitos e aditivos contratuais. Além de onerar o projeto, acarreta na revisão do cronograma e todo o planejamento acaba sendo comprometido. Portanto, esta é a base para que todo o empreendimento seja bem-sucedido.

Por Márcia Groxko