Blog

MANUTENÇÃO PREDIAL

29 de março de 2017 - categoria: Condomínios

As intempéries castigam muito as construções, especialmente em locais onde há maresia ou a umidade relativa do ar é muito alta. Quando a camada que faz a proteção de uma edificação está comprometida (pastilhas, refratários, materiais cerâmicos, pedras naturais ou pintura); a umidade externa acaba penetrando nas paredes e causando grandes estragos. Ocorre a formação de mofo, que deteriora rapidamente a alvenaria. Esta começa a apresentar pequenas rachaduras que podem evoluir para o descolamento de grandes placas de reboco; e até dos tijolos. Por este motivo é imprescindível que se faça a manutenção predial pelo menos a cada cinco anos; sendo que o ideal é uma revisão a cada dois anos.

Dentre os serviços mais comuns para manutenção estão a lavagem das paredes com posterior repintura – em caso de paredes com tinta. Ou rejuntamento das peças de revestimento – no caso de paredes com pastilhas, revestimentos cerâmicos ou outros. Nos casos mais severos, a manutenção predial pode compreender a troca de parte ou até todo revestimento das paredes. Esta situação é a mais onerosa. Só é indicada para construções que passam longos anos sem nenhum cuidado preventivo.

A ENGBuild oferece também o projeto de repaginação da fachada. São oferecidas opções de cores e de aplicação das pastilhas para que o condomínio escolha a alternativa mais agradável e com aparência mais moderna.

Dentre os serviços de manutenção predial a ENGBuild oferece:

– Lavagem de fachadas;

– Impermeabilização de pastilhas;

– Reaplicação dos rejuntes de revestimentos de cerâmica ou pastilhas;

– Troca de parte ou da totalidade do revestimento de cerâmica ou pastilhas;

– Troca do reboco e regularização da alvenaria.

Nas fotos abaixo um exemplo de manutenção predial executado pela ENGBuild, nas quais pode-se verificar que o edifício apresentava problemas nas pastilhas aplicadas. Verificavam-se grandes falhas, pois o revestimento estava se soltando e apresentava muitos pontos de infiltração através das falhas. Foi elaborado um projeto para modernização da fachada. No lugar das pastilhas beges e vermelhas foram colocadas pastilhas em dois tons de cinza e brancas, formando um degradê. O resultado é um imóvel valorizado, mais moderno, elegante e sem problemas de umidade.

Por Márcia Groxko